Exclusivo

Crise política

Sondagem Expresso/SIC: confiança no Presidente cai, mas pouco; Chega capitaliza com corrupção

Sondagem Expresso/SIC: confiança no Presidente cai, mas pouco; Chega capitaliza com corrupção
TIAGO MIRANDA

Sondagem Expresso/SIC revela que a confiança nas instituições voltou a degradar-se. Chega iguala PS (e bate PSD) no combate à corrupção

“Em geral, tende a confiar nesta instituição ou tende a não confiar?” Cinco meses depois, a equipa do ICS-ISCTE que fez a sondagem para o Expresso e a SIC voltou a fazer esta pergunta para avaliar a confiança em seis instituições. E o que resulta das respostas é um quadro mais negro do que em junho passado, com o Governo a sair ainda pior da fotografia.

Agora, depois do caso Influencer e da demissão de António Costa, apenas 28% dos inquiridos dizem con­fiar no Governo — uma queda de 6 pontos —, sendo que também o Presidente da República perde a confiança em 4 pontos percentuais dos inquiridos, acima da margem de erro da sondagem. Mesmo assim, e em plena polémica relacionada com as suspeitas de tratamento preferencial a duas gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria, a perda de Marcelo é menos pronunciada, permitindo ao chefe de Estado manter-se destacadamente como a única instituição que merece avaliação positiva dos portugueses: 65%. Ainda assim, vale a pena anotar que o trabalho de campo foi feito antes da comunicação do Presidente ao país acerca daquele tema, no dia 4 de dezembro.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ddinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate