Crise política

Pedro Delgado Alves: "Engana-se quem achar que o PSD descartará governar sem o Chega"

Pedro Delgado Alves, deputado do PS
Pedro Delgado Alves, deputado do PS
MANUEL DE ALMEIDA

O vice-presidente da bancada parlamentar do PS, Pedro Delgado Alves, apoia Pedro Nuno Santos. O socialista defende, em respostas ao Expresso a perguntas a ambas as candidaturas, que o Ministério Público deveria ter uma “cultura de maior clareza”.

Pedro Delgado Alves: "Engana-se quem achar que o PSD descartará governar sem o Chega"

Liliana Valente

Coordenadora de Política

Pedro Delgado Alves é co-autor da moção estratégica com que Pedro Nuno Santos se irá candidatar à liderança do PS. Em respostas ao Expresso, feitas a ambas as candidaturas, o socialista defende que a “geringonça” mostrou que é possível ter “soluções governativas” com “estabilidade” à esquerda e que dificilmente o PSD, se ganhar as eleições legislativas, dispensará o Chega para governar.

O que o leva a apoiar Pedro Nuno Santos?

Conheço o Pedro Nuno Santos há quase 20 anos, comungando de ideias próximas, soluções e valores. Mas apoio-o também pela sua capacidade mobilizadora e transformadora, disponibilidade para ouvir e seriedade.

Esta crise começou por causa de um processo judicial. A PGR devia dar mais esclarecimentos tendo em conta que a decisão do juiz de instrução reduz substancialmente a gravidade da investigação?

A necessidade de legitimar as instituições perante a comunidade e os cidadãos, com transparência e prestação de contas, não deve ser vista a partir deste caso, e muito menos de uma decisão concreta. No entanto, todos (a começar pelo próprio Ministério Público) teríamos muito a ganhar com uma cultura de maior clareza.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate