Exclusivo

Política

Mortágua defende “diálogo à esquerda” para enfrentar as próximas eleições autárquicas e as presidenciais

Mariana Mortágua
Mariana Mortágua
Horacio Villalobos/Getty

A próxima Convenção Nacional do partido está marcada para 29 e 30 de novembro, anunciou este sábado Mariana Mortágua. A líder bloquista pediu a união da esquerda para evitar uma revisão constitucional “feita pela extrema-direita ou pela direita extrema” e para enfrentar as próximas eleições autárquicas e as presidenciais

Mortágua defende “diálogo à esquerda” para enfrentar as próximas eleições autárquicas e as presidenciais

Helena Bento

Jornalista

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda decidiu este sábado convocar a XIV Convenção do partido para os dias 29 e 30 de novembro. O anúncio foi feito por Mariana Mortágua no final da reunião, que decorreu em Lisboa.

“A decisão da direção foi convocar uma nova Convenção para permitir candidaturas alternativas à direção. A única coisa que posso dizer é que encabeçarei uma lista a essa Convenção e que esse debate se fará tão aberto e amplamente quanto possível”, afirmou a coordenadora do Bloco, em declarações aos jornalistas.

Durante a reunião, marcada por alguma tensão interna, críticos da atual liderança do Bloco de Esquerda divulgaram um comunicado a pedir a demissão de Mariana Mortágua. A líder bloquista confirmou que a proposta de demissão da Comissão Política foi apresentada por alguns membros da oposição interna com assento na Mesa, mas sublinhou que foi “rejeitada por uma ampla maioria”.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hrbento@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate