Governo convida partidos para reunião na sexta-feira sobre OE2025
O convite do Governo é para uma reunião na sexta-feira em São Bento, com a presença do primeiro-ministro
O convite do Governo é para uma reunião na sexta-feira em São Bento, com a presença do primeiro-ministro
Todos os partidos foram convocados pelo Executivo para uma reunião na sexta-feira em São Bento sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano. O convite surge um dia antes de o primeiro-ministro marcar presença no Parlamento para o debate sobre o Estado da Nação e um dia depois de o líder socialista, Pedro Nuno Santos, se ter manifestado disponível para negociar o OE2025 com o Governo.
As reuniões serão por ordem crescente de representação parlamentar. O primeiro encontro será com o PAN pelas 10h, seguindo-se o Livre, o PCP, o Bloco, a IL, o Chega e o PS. Os sociais-democratas e os centristas reunir-se-ão com o chefe do Governo pelas 18h30.
Pedro Nuno Santos foi mandatado na segunda-feira para iniciar as negociações com o Executivo de Luís Montenegro, numa reunião da Comissão Política Nacional e disse esperar que os dois partidos estejam “à altura do país”. Já esta terça-feira, o Presidente da República defendeu que seria positivo que os dois maiores partidos começassem a negociar o OE2025.
O presidente do Chega foi o primeiro a anunciar hoje que o partido tinha sido convidado pelo Governo para uma reunião na sexta-feira sobre o Orçamento do Estado para 2025, e que tem a indicação de que o primeiro-ministro estará presente.
A informação foi transmitida esta terça-feira por André Ventura aos jornalistas, numa declaração na Assembleia da República.
O líder do Chega insistiu que o Governo PSD/CDS-PP “tem de escolher” com que partido vai negociar, sustentando que o orçamento pode ser aprovado com o voto favorável do Chega ou com a abstenção do PS.
“É impossível ter um orçamento que agrade ao Chega e ao PS”, defendeu.
André Ventura disse ter tido conhecimento hoje do convite do Governo para uma "primeira ronda de negociações", que deverá acontecer na sexta-feira à tarde, e que foi informado de que Luís Montenegro estará presente nesta primeira reunião "ao mais alto nível".
Do lado do Chega, marcará presença o presidente do partido, o secretário-geral e alguns deputados, disse, sem indicar o local onde vai decorrer.
Ventura adiantou ainda que o partido decidiu criar uma "equipa especial" para as negociações do Orçamento do Estado.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt