Política

Sondagem dá ligeiro avanço do PS face à AD

Sondagem dá ligeiro avanço do PS face à AD
José Sena Goulão/Lusa

Quatro meses após as legislativas, a intenção de votos está mais concentrada ao centro: entre o PS e a AD. As duas forças políticas encontram-se em empate técnico, aponta a sondagem da Católica para a RTP e Público, mas o Partido Socialista recolhe a preferência de mais eleitores. Chega regista queda

O Partido Socialista apresenta uma ligeira vantagem sobre a Aliança Democrática, de acordo com a mais recente sondagem da Universidade Católica para a RTP. Estatisticamente, o PS e a AD apresentam um empate técnico (o PS a arrecadar entre 30 e 36% dos votos e a AD com um resultado entre os 28 e os 34%). Ainda assim, os socialistas levam a vantagem, com 33% de intenções de voto. Em maio, a sondagem da Católica para a RTP calculava 29% para o PS. A Aliança Democrática reúne agora 31%, tendo também subido em um ponto percentual face ao resultado de há dois meses.

O PS e a AD juntos somam mais cinco pontos (64%), o mesmo número de pontos que o Chega desce. Também é de notar que a direita mantém-se maioritária.

O Chega continua a ser a terceira força política (14%), mas em queda relativamente à sondagem de maio (cerca de 19%).

Já a Iniciativa Liberal consegue uma ligeira subida, de 5 para 7%. Em oposição, o Livre passa dos 5 para os 3%. O Bloco de Esquerda reunia, à data do estudo de opinião (isto é, entre os dias 7 e 13 de julho de 2024), 4% das preferências dos eleitores; a CDU, 3%; e o PAN, 2%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate