Exclusivo

Política

Voto de protesto dá vitória ao Chega no Algarve. PS e PSD justificam com "desalento" e "esquecimento"

Voto de protesto dá vitória ao Chega no Algarve. PS e PSD justificam com "desalento" e "esquecimento"
José Fernandes

Partido de André Ventura alcança marca dos 27,2% dos votos e conquista vitória num dos círculos eleitorais. Resultados confirmam o que apontavam as sondagens e Faro torna-se no primeiro distrito onde Chega foi a força política mais votada. O partido elegeu três deputados pelo Algarve, os mesmo que PS e AD.

Em 2022, nas eleições Legislativas anteriores, Faro já tinha sido o círculo onde o Chega tinha alcançado o melhor resultado distrital, com 12,3%. Este ano, o Algarve tornou-se na primeira região nacional onde o partido liderado por André Ventura foi o mais votado. O Chega mais do que duplicou o resultando, alcançando 27,2% dos votos (64 228 votos). O PS, a segunda força política mais votada, ficou-se pelos 25,5% e a AD pelos 22,4% - cada um elegeu três deputados.

Por concelhos, o Chega venceu em Portimão, Lagoa, Silves (onde a Câmara é presidida pela CDU), Albufeira, Loulé e Olhão. Nos restantes 10 municípios algarvios, o PS foi a opção mais escolhida por quem votou.

A AD, que apresentou como cabeça de lista Miguel Pinto Luz, vice presidente da Câmara Municipal de Cascais, não conseguiu qualquer vitória concelhia, ficando atrás do PS em 14 dos 16 concelhos da região.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate