Política

Costa pediu a Júdice e Lobo Xavier patrocínio para entrar na Sociedade Portuguesa de Arbitragem

Costa pediu a Júdice e Lobo Xavier patrocínio para entrar na Sociedade Portuguesa de Arbitragem
CARLOS M. ALMEIDA/Lusa

O primeiro-ministro pediu a José Miguel Júdice e a António Lobo Xavier para assinarem o seu pedido de adesão à Associação Portuguesa de Arbitragem e é com o patrocínio dos dois advogados que se juntará aos mais de 200 ‘árbitros’ a operar no setor. António Costa já começou aulas na Católica

Costa pediu a Júdice e Lobo Xavier patrocínio para entrar na Sociedade Portuguesa de Arbitragem

Ângela Silva

Jornalista

Já em aulas na Universidade Católica, onde se inscreveu numa pós-graduação sobre contencioso contratual, mediação e arbitragem, António Costa decidiu aderir desde já à associação que junta os principais operadores no setor. Pediu a José Miguel Júdice (presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Arbitragem) e a António Lobo Xavier para patrocinarem a sua entrada no grupo e, sabe o Expresso, ambos assinaram-lhe a ficha de adesão.

Esta Associação reúne mais de 200 nomes que se dedicam à arbitragem e assim António Costa sinaliza estar a preparar uma nova etapa da sua vida profissional. Sem saber o que lhe reservam a investigação judicial que envolve o seu nome, a dança das cadeiras na União Europeia pós eleições de junho e os cenários com vista às presidenciais de 2026, o primeiro-ministro vai preparando alternativas.

Como a SIC noticiou, a aula inaugural de Costa na Católica, em regime pós-laboral, aconteceu na última terça-feira. O curso tem um total de 82 horas e é destinado a juristas e não juristas, incluindo profissionais que atuem em áreas transacionais e de gestão de empresa.

Em janeiro, António Costa já tinha sinalizado querer voltar a estudar. Foi em Barcelos, durante a inauguração de uma residência para estudantes do Instituto Politécnico do Cávado e Ave, onde argumentou que “a dinâmica de transformação e do conhecimento vai-nos tornar a todos rapidamente desatualizados naquilo que sabemos", pelo que “vamos ter ao longo da vida de regressar mais vezes à escola”. E anunciou: "É o que me vai acontecer, aliás, brevemente”.

A notícia da SIC referia ter tentado, sem êxito, contactar António Costa mas esta terça-feira a estação filmou o primeiro-ministro a entrar na Universidade. Bem disposto, disse já estar atrasado para a aula.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate