Exclusivo

Política

Pedagogia, pedagogia é a (nova) palavra de ordem dos 50 anos do 25 de Abril e o Chat GPT vai participar

Pedagogia, pedagogia é a (nova) palavra de ordem dos 50 anos do 25 de Abril e o Chat GPT vai participar
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/Lusa

Os mais novos vão ter direito a um lugar de destaque nos festejos dos 50 anos do 25 Abril, e o Chat GPT vai ajudá-los a aprender que muitos rapazes tiveram o destino carimbado pela mobilização (forçada) para a guerra. A história da revolução só tem sentido se “percebermos o seu significado nos dias de hoje”, disse a comissária das Comemorações, Maria Inácia Rezola, na apresentação do programa de festejos (e trabalhos) para 2024

A história é a voz do passado que nos ensina a entender os impasses do presente e nos faz caminhar para o futuro. É por esta razão que o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril – apresentado esta quarta-feira no belo espaço de ruína recuperada do Teatro Thalia – contou com a presença do capitão (coronel) Vasco Lourenço e de Bernardo Gonçalves da MyPolis, uma organização que anda pelas escolas e autarquias do país a tentar pôr as pessoas a falar de democracia.

Democracia e pedagogia são duas palavras que andam de mãos dadas nestas comemorações. Aida Rechena, diretora do Museu da Resistência e Liberdade, em Peniche, disse que o museu vai reabrir a 27 de abril, “dia em que se comemoram 50 anos da libertação dos presos políticos. Nos meses seguintes, são muitas as visitas de escolas que já estão agendadas”. Recorde-se que este espaço museológico encerrou em 2022/23 para (grandes) trabalhos de recuperação.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mgoucha@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate