O vice-presidente da Iniciativa Liberal (IL) Bernardo Blanco vai encabeçar a lista do partido por Lisboa, enquanto o antigo presidente Carlos Guimarães Pinto volta a ser o número um pelo Porto nas eleições legislativas de 10 de março. O anúncio foi feito esta sexta-feira por Rui Rocha durante um jantar-comício em Setúbal, organizado pelo núcleo local, na véspera da reunião do Conselho Nacional (CN) que deverá aprovar as candidaturas.
Também o líder, Rui Rocha, voltará a liderar a candidatura do partido por Braga e a deputada Joana Cordeiro será de novo a número um por Setúbal, enquanto a deputada Patrícia Gilvaz mantém a segunda posição na lista pelo Porto.
“É o começo de uma caminhada que sabemos que vai ser difícil”, antecipou o presidente dos liberais, reconhecendo a “responsabilidade” que o partido tem no sufrágio, podendo fazer parte das “opções futuras” da política do país.
Já João Cotrim de Figueiredo, que liderou nas últimas duas eleições a lista do partido por Lisboa, será o candidato da IL pelo círculo da Europa. Uma escolha que está relacionada com o facto de o atual deputado e ex-líder ser o cabeça de lista da IL às eleições europeias de 2024. Por sua vez, Mariana Leitão, deputada municipal em Oeiras e chefe do gabinete parlamentar do partido, será a número dois da lista por Lisboa, o lugar ocupado por Carla Castro nas últimas legislativas.
Entre as novidades estão ainda dois candidatos independentes, Pedro Brinca e Graça Canto Moniz. O investigador associado da Nova SBE será o cabeça de lista da IL por Coimbra, enquanto a docente universitária integrará a lista por Lisboa num lugar não divulgado ainda.
“Este partido é das ideias, mas temos noção de que também se faz de pessoas. A IL fez um esforço e tem a capacidade de atrair independentes, que são pessoas relevantes na sociedade, têm prestado um enorme serviço e estão agora connosco”, sublinhou Rocha, agradecendo o desafio aceite pelos dois independentes.
A Comissão Executiva da IL aprovou nas últimas horas os nomes “por unanimidade”, que serão submetidos ao Conselho Nacional (CN) na reunião que realiza este sábado em Leiria. Mas tendo a direção maioria no órgão, a aprovação estará garantida.
O anúncio dos candidatos acontece no dia em que se soube também que Carla Castro não irá integrar as listas do partido para as legislativas. A deputada e ex-adversária de Rocha nas eleições internas recusou passar da 2.ª posição da lista da IL por Lisboa para o 7.º ou, no limite, 5.º lugar da lista, uma vez que qualquer um dos lugares seria dificilmente elegível.
Nas legislativas de 2022, Cotrim de Figueiredo deixou de ser deputado único. A IL conquistou um grupo parlamentar de oito deputados: quatro pelo círculo de Lisboa, dois pelo Porto e um por Setúbal e Braga.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt