Marques Mendes: "Regime do IUC vai ser provavelmente alterado"
Marques Mendes diz que a medida de aumento do IUC, apresentada pelo Governo no Orçamento do Estado para 2024, “não vai resolver problema nenhum”.
Marques Mendes diz que a medida de aumento do IUC, apresentada pelo Governo no Orçamento do Estado para 2024, “não vai resolver problema nenhum”.
O comentador da SIC, no habitual espaço de análise no Jornal da Noite, comentou a polémica sobre o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), previsto no Orçamento do Estado. Para Luís Marques Mendes, a medida do Governo criou “descontentamento, divisão e desconforto”.
“Se vai recuar ou não, não sei. Os sinais dizem que vai pelo menos fazer alterações na Assembleia da República. Este regime vai ser provavelmente alterado. Agora, que está a criar descontentamento, divisão e desconforto, mesmo na bancada do PS, isto é obvio”.
Luís Marques Mendes acredita que a medida “não vai resolver problema nenhum”.
“Diz-se que isto é por causa do ambiente. Mas quem tem um carro antigo não muda de carro porque tem vontade de poluir o ambiente, é porque não tem dinheiro. São pessoas pobres, de um modo geral. Não é um imposto agravado que vai resolver o assunto. Se fosse um incentivo para mudar de carro, ainda se podia admitir”.
Portugal é o 7.º país da União Europeia com mais impostos sobre a circulação automóvel.
A proposta de Orçamento do Estado quer aumentar o Imposto Único de Circulação para veículos anteriores a 2007.
Há uma semana, mais de 119.000 pessoas já tinham assinado uma petição pública contra o aumento do Imposto Único de Circulação dos carros anteriores a 2007, contemplado na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt