Política

Marcelo diz que "único tema que tratará" na Universidade de Verão do PSD será Ucrânia

Marcelo diz que "único tema que tratará" na Universidade de Verão do PSD será Ucrânia
ESTELA SILVA/Lusa

Presidente responderá presencialmente, mas o único tema que tratará será a Ucrânia", salienta o chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa será o orador no jantar-conferência de quarta-feira, a partir das 20h00

O Presidente da República confirmou esta segunda-feira a participação na Universidade de Verão do PSD, salientando que "o único tema que tratará será a Ucrânia" nesta iniciativa de formação política de jovens quadros. Numa nota divulgada no site da Presidência da República -- e pouco depois de fonte do PSD ter divulgado a informação -, Marcelo Rebelo de Sousa informa que "tal como em 2018 e no ano passado, o Presidente da República participa na Universidade de Verão da JSD, em Castelo de Vide" (Portalegre).

"Diversamente do que sucedeu anteriormente, em que respondeu, por vídeo, a todas as perguntas políticas que lhe foram colocadas, em 2018 por escrito, no ano passado em diálogo direto, o Presidente responderá presencialmente, mas o único tema que tratará será a Ucrânia", salienta o chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa será o orador no jantar-conferência de quarta-feira, a partir das 20h00.

Antes de ser Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa participou nas edições de 2005, 2006, 2007, 2009, 2010, 2012, 2013 e 2014. O ano passado teve uma participação à distância nesta iniciativa de formação política social-democrata, respondendo a perguntas de alunos, em direto, e em 2018 tinha respondido por escrito a 30 questões.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, a universidade de verão -- promovida conjuntamente pelo PSD, a JSD, o Instituto Francisco Sá Carneiro e a delegação social-democrata do Partido Popular Europeu -- terá entre os oradores o antigo primeiro-ministro Durão Barroso, o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas ou o socialista e presidente da SEDES Álvaro Beleza.

Nesta edição, que arrancou nesta segunda-feira, participam 100 jovens, escolhidos entre 350 candidatos, sendo esperados 65 rapazes e 35 raparigas, com uma média de idades de 21 anos. De acordo com o site da UV, que se realiza desde 2003 (exceto em 2020 e 2021, devido à pandemia de covid-19) no total das 20 edições passaram por esta iniciativa 200 oradores e dois mil alunos, que tiveram cerca de 500 aulas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate