Exclusivo

Política

População da Serra da Estrela sofre de “total abandono”, PCP responde com audições a ministros e perguntas ao Governo

População da Serra da Estrela sofre de “total abandono”, PCP responde com audições a ministros e perguntas ao Governo
MIGUEL PEREIRA DA SILVA

Ao fim de dois dias na Serra da Estrela, o PCP vai requerer a presença do ministro do Ambiente e da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para audição nas respetivas comissões. O partido avança também com projetos lei e de resolução para responder às queixas de “abandono” destas populações

Foram dois dias de “visitas e reuniões” pela Serra da Estrela, entre os distritos de Castelo Branco e da Guarda, a incluir tanto as populações afetadas pelos incêndios do ano passado como os pequenos empresários de setores como a agropecuária. Por todas as localidades visitadas pelos deputados comunistas, esta segunda e terça-feira, foram-se repetindo queixas de “abandono” por parte do Governo e de falta de “apoios financeiros”, tanto para a seca como para incêndios do ano passado. Já se sabia que o partido iria requer a presença de Duarte Cordeiro na comissão do Ambiente para discutir o Programa de Revitalização do Parque Natural da Serra da Estrela, agora, Paula Santos revela que também Elvira Fortunato será chamada pelo PCP à respetiva comissão para discutir a “precariedade sistémica” na investigação científica.

No discurso de encerramento das jornadas parlamentares da Covilhã, Paula Santos partilhou ainda que o seu partido irá realizar uma interpelação ao Governo, dia 28 de junho, centrada no “agravamento das condições de vida, no combate às desigualdades e injustiças sociais e na degradação do acesso a serviços públicos”. “Há várias matérias [a discutir] pelo que os vários membros do Governo devem estar presentes”, pediu a líder parlamentar.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate