De passagem pelo Evento Europeu da Juventude, em Estrasburgo, a presidente do Parlamento Europeu revelou que terá “encontros com jovens” durante a visita a Portugal, já na próxima semana. Um desses encontros acontece em Lisboa, com Carlos Moedas e outro em Braga, onde será recebida por Luís Montenegro
Já se sabia que Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, iria participar no Conselho de Estado e no debate em plenário, na próxima sexta-feira, a convite de Augusto Santos Silva. Agora, sabe-se mais pormenores da sua agenda oficial para os dias 15 e 16 deste mês. No primeiro dia, terá um jantar com o primeiro-ministro. No segundo, além da passagem pelo plenário, irá descer a Baixa com Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, e terminar o dia em Braga, no Congresso da Juventude do Partido Popular Europeu, onde será recebida pelo presidente do principal partido da oposição, Luís Montenegro. Entre os dois dias em Portugal, Roberta Metsola escolheu ocupar grande parte da agenda com jovens, um dos públicos a quem tem dado maior atenção desde que ocupou a liderança do Parlamento Europeu no ano passado.
A revelação destes "encontros com jovens” aconteceu durante a passagem de Roberta Metsola pelo Evento Europeu da Juventude (EYE2023), em Estrasburgo, na passada sexta-feira. “Quando vou a Portugal cruzo-me com muitas pessoas pró-União Europeia que pedem avanços concretos à UE”, começou por partilhar com o Expresso durante uma breve ronda de perguntas de jornalistas. A “integração social”, o “impacto social e económico” da integração na UE ou o envolvimento dos “jovens portugueses na política” são preocupações que a presidente do Parlamento Europeu identificou nos portugueses. “Espero que estas sejam perguntas a que possa responder não só a partir de púlpitos e palanques, mas também através de encontros que terei com jovens”, revelou.
Segundo apurou o Expresso, o primeiro destes encontros acontecerá na próxima-sexta, dia 15, em Lisboa, com os jovens envolvidos no SummerCEmp e na comunidade Unidos, dois projetos da União Europeia desenvolvidos para aproximar os mais novos da UE - isto depois do passeio pela Baixa e do café com Carlos Moedas na Brasileira. Ainda em Lisboa, Roberta Metsola irá também reunir-se com alunos do ensino secundário de escolas “embaixadoras” do Parlamento Europeu. De Lisboa para Braga, a líder do Parlamento Europeu irá ainda intervir no Congresso da Juventude do Partido Popular Europeu (European People's Party) onde se prevê que estejam presentes mais de 200 jovens de toda a Europa. Tratando-se da família política europeia do PSD e do CDS-PP, Roberta Metsola será recebida por Luís Montenegro que também deverá ser um dos oradores do evento.
Todas estas atividades acontecem depois da sessão solene na Assembleia da República, na manhã de sexta-feira, onde Roberta Metsola se irá tornar na primeira alta-representante das instituições europeias a responder a intervenções e perguntas dos deputados.
Roberta Metsola na EYE2023 a responder a perguntas dos jovens
A juventude tem sido um dos principais focos da agenda política de Roberta Metsola e sua popularidade passou o teste durante a visita ao EYE2023, na passada sexta-feira. A presidente do Parlamento Europeu, que discursou na cerimónia de abertura do evento que convida jovens de todo o mundo a visitarem o Parlamento Europeu de Estrasburgo, foi rodeada de multidões durante a visita pelo recinto. Durante todo o caminho, a presidente maltesa foi interpelada por centenas de pedidos de fotografias e pequenas mensagens de apoio de jovens das mais diversas nacionalidades. Houve ainda tempo para uma pequena sessão de perguntas e respostas em que Roberta Metsola aproveitou para deixar conselhos de persistência utilizando o seu passado profissional como exemplo - foi candidata em 2004 e 2009, mas só em 2013 conseguiu um lugar no Parlamento Europeu por Malta - e compartilhar as suas preocupações com a causa ambiental. “Somos a última geração de políticos que ainda vai a tempo de fazer a diferença. É preciso fazer mais e ir mais longe”, disse num dia em que a temperatura em Estrasburgo superou os 30 graus.
Este breve contacto com os mais de 10 mil jovens que encheram a cidade francesa, nos dias 9 e 10 de junho, pode ter feito esquecer as longas horas de espera nas filas, sob sol intenso, que antecederam a entrada no Parlamento Europeu durante os dois dias do evento.