Política

LPM e GFK estudam fuga eleitoral do PS

19 março 2023 7:58

Luís Paixão Martins mantém colaboração “regular” com os socialistas

tiago miranda

Eleitores que deram a maioria absoluta a António Costa fogem sobretudo para a abstenção. Luis Paixão Martins prepara remédios para o aniversário do PS

19 março 2023 7:58

Luís Paixão Martins, o consultor de comunicação que acompanhou António Costa até à maioria absoluta, está a trabalhar num estudo sobre o estado da relação dos eleitores com o PS, atento às significativas perdas que as sondagens registam ao fim do primeiro ano do Governo. Segundo disse ao Expresso, Paixão Martins trabalha com a GFK (empresa especialista em estudos de mercado e de opinião) e conta receber os primeiros resultados “dentro de um mês”, a tempo do aniversário do partido, que se celebra em meados de abril.

“A ideia é perceber mais qualitativa do que quantitativamente como evoluiu neste ano a relação dos eleitores com o PS”, explica o consultor, que reconhece a tendência de perda de eleitores, mas sublinha tratar-se de uma fuga “sobretudo para a abstenção”. “O PS cai, mas o PSD quase não sobe. A fuga vai para a abstenção”, enfatiza. A ideia é perceber o que fazer para evitar que as perdas sejam irrecuperáveis.