Exclusivo

Política

Mariana Mortágua consegue agarrar os jovens? Tem “competência”, mas não pode “radicalizar muito”

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.
Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda.
Ana Baião

Politólogos conseguem “ver” Mortágua encaixar-se nas características valorizadas pelos mais jovens. Apesar de se multiplicarem os elogios à “competência” da bloquista, há jovens que receiam que o discurso radicalize “muito”

“Integridade”, “competência geral” e “competência em assuntos concretos”, são algumas das características que os jovens mais valorizam nos seus líderes políticos, diz ao Expresso Pedro Magalhães, autor do estudo “A Participação Política da Juventude em Portugal”. Mas há mais. Os jovens valorizam “empatia”, “verdade”, “clareza” e “diálogo”, acrescenta Maria José Brites, professora da Universidade Lusófona. “Consigo pensar na Mariana Mortágua [quando pensa nestas características]”, partilha a investigadora. Do lado dos jovens, a futura coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), que confirmou a candidatura à liderança esta segunda-feira, é vista como “competente”, “preparada” ou “carismática”. Também o trabalho que conduziu nas várias comissões parlamentares de inquérito (CPI) – a maioria relacionadas com entidades bancárias como BES, CGD ou Novo Banco – é mencionado e, em larga maioria, contribuiu para uma imagem positiva da candidata.

“É opinião geral da esquerda que [Mariana Mortágua] mostra ser competente. Tem notoriedade e passa a mensagem. Parece-me a melhor escolha dentro do que conhecemos”, partilha com o Expresso Francisco Paupério, de 27 anos, membro da assembleia do Livre. Também do PS surgem os mesmos elogios. “É forte na oratória, não foge ao confronto e é a pessoa com mais mediatismo. É o maior nome que o BE tem”, resume Luís Mota, de 25 anos, militante da JS e do PS. Dentro do Bloco, existiam “vários dirigentes preparados”, argumenta Afonso Silva, de 23 anos, coordenador distrital de Braga do BE, mas Mariana Mortágua é “conhecida dos portugueses”. “É um nome importante para abrir uma nova página na oposição ao Governo”, acredita.

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mcoutinho@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate