Política

Francisco Assis arrasa questionário de Costa: "Estamos a entrar numa banalização da discussão ética que é perigosa para a nossa democracia"

20 janeiro 2023 22:59

É presidente do Conselho Económico e Social desde 2020

nuno botelho

Francisco Assis critica o questionário aprovado pelo Governo para escrutínio de futuros governantes. Não concorda e não assinaria. Em entrevista ao Expresso, diz que não quer fazer terceiro mandato no Conselho Económico e Social e que será feliz fora da política

20 janeiro 2023 22:59

Francisco Assis, fala das reformas necessárias para melhorar o Conselho Económico e Social e a Concertação Social. Alerta para os riscos políticos de, em nome da ética, se entrar numa escalada de cedência aos “apelos populistas e justicialistas”. “Pensamos que eles acabam se atirarmos para lá alguns sacrificados, mas a verdade é que a natureza deles é a de serem absolutamente insaciáveis”. O antigo líder da bancada parlamentar socialista e antigo candidato à liderança do PS, está “plenamente convencido” que esta Legislatura chegará ao fim. Mas, se isso não acontecer, não faz – por agora – qualquer plano para regressar à política. Só garante, por enquanto, que não cumprirá mais nenhum mandato à frente do CES.