Exclusivo

Política

Sondagem Expresso/SIC: Costa aguenta. PS mantém-se, PSD não descola

Sondagem Expresso/SIC: Costa aguenta. PS mantém-se, PSD não descola
TIAGO PETINGA

Quase metade dos portugueses considera “más” as medidas de apoio à inflação, diz sondagem feita pelo ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC. Mas Costa aguenta embate dos primeiros nove meses de maioria

Sondagem Expresso/SIC: Costa aguenta. PS mantém-se, PSD não descola

Rita Dinis

Jornalista

Sondagem Expresso/SIC: Costa aguenta. PS mantém-se, PSD não descola

Sofia Miguel Rosa

Jornalista infográfica

“Já provei que não estou cansado.” Foi assim que António Costa terminou a intervenção que fez esta quarta-feira no jantar de Natal do grupo parlamentar socialista, em Lisboa, e é isso que mostra a sondagem de dezembro feita pelo ICS/ISCTE para o Expresso e a SIC: apesar de ter aumentado nos últimos três meses a percentagem de portugueses que considera “más” as medidas de combate à inflação tomadas pelo Governo, a popularidade do primeiro-ministro mantém-se positiva e o PS aguenta-se nas intenções de voto (37%). Nem a direita junta seria suficiente face à esquerda maioritária.

Ao fim de nove meses com Governo de maioria absoluta e depois de uma semana marcada pela entrevista que António Costa deu à revista “Visão”, onde anunciou um défice mais baixo do que o previsto e onde usou um tom altivo muito criticado pela oposição, o inquérito feito a mais de 800 pessoas mostra que nem tudo corre mal ao Executivo, que se mantém estável não só nas intenções de voto como na perceção que os portugueses têm da sua atuação e daquilo que poderia estar a fazer para minimizar o impacto da inflação. 40% dos inquiridos dão uma nota positiva ao desempenho do Governo, com apenas 10% a considerarem o desempenho “muito mau” (13% há três meses). Ainda assim, sobe de 35 para 42 a percentagem dos que avaliam como “má” a prestação do Executivo, segundo o inquérito feito na primeira quinzena do mês de dezembro.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate