As eleições para a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal (IL) vão ser antecipadas e o presidente, João Cotrim de Figueiredo, anunciou que não será novamente candidato ao cargo.
“A Comissão Executiva da Iniciativa Liberal solicitou ao Conselho Nacional que marque também eleições para a Comissão Executiva na próxima Convenção Nacional, com o objetivo de se proceder ao alinhamento dos mandatos de todos os órgãos estatutários, contribuindo assim para a eficácia da ação política do partido e para a renovação da moção de estratégia global face ao quadro político saído das últimas eleições legislativas”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.
Segundo o mesmo texto, “João Cotrim de Figueiredo comunicou que não será novamente candidato à liderança do partido, dando a oportunidade a uma nova liderança de estar em funções com suficiente antecedência em relação aos próximos atos eleitorais, que terão lugar já a partir do segundo semestre de 2023”.
Com cerca de seis mil membros, prossegue a nota, a IL realiza em dezembro a sua VII Convenção Nacional, o órgão máximo do partido. “Esta Convenção Nacional, de caráter eletivo, será aberta à participação de todos os membros e irá eleger a nova Comissão Executiva do partido, aprovar a moção de estratégia global para os próximos dois anos e eleger os membros do Conselho Nacional, do Conselho de Jurisdição e do Conselho de Fiscalização”, acrescenta.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes