Exclusivo

Política

IRC vai descer para todas as empresas? Palavra de ministro não é decisão do Governo

IRC vai descer para todas as empresas? Palavra de ministro não é decisão do Governo
Pedro Nunes

Depois de ter deixado o ministro da Economia sozinho a apresentar o pacote de apoio às empresas, António Costa volta a deixar Costa Silva a falar sozinho na proposta de reduzir o IRC para empresas em toda a linha. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais rejeita que descida de impostos resolva problemas e ex-ministro lembra o que PS sempre disse na campanha eleitoral: é mais vantajoso descer impostos para empresas que invistam na economia e aumentem salários

A Economia chuta para as Finanças, as Finanças chutam para a Economia, e António Costa, que deixou o ministro da Economia sozinho a apresentar o pacote de medidas de apoio para as empresas, chuta para canto. Em jeito de pré-anúncio, o ministro da Economia desdobrou-se este fim de semana em declarações a pressionar as Finanças para uma redução “transversal” do IRC para as empresas, mas o desejo de Costa Silva vai contra tudo o que o PS e António Costa disseram na campanha eleitoral e deixou os socialistas de cabelos em pé.

Ao que o Expresso apurou, o anúncio (ou desejo) de Costa Silva foi visto no executivo como um apelo desgarrado que vincula o ministro, apenas, e que não é para ser levado à letra, pelo menos para já: o Governo continua a apontar para o programa eleitoral, que faz a descida do IRC depender dos investimentos e das boas práticas salariais das empresas. Nada mais.


Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas