Política

PSD pede esclarecimentos sobre os 'algoritmos dos fogos' divulgados por Patrícia Gaspar

PSD e IL já pediram esclarecimentos sobre afirmações de Patrícia Gaspar
PSD e IL já pediram esclarecimentos sobre afirmações de Patrícia Gaspar

Entrevistas de secretária de Estado estão a causar polémica entre a oposição que quer ouvir Patrícia Gaspar no recomeço dos trabalhos parlamentares. Mariana Vieira daSilva também deve ser chamada

PSD pede esclarecimentos sobre os 'algoritmos dos fogos' divulgados por Patrícia Gaspar

Eunice Lourenço

Editora de Política

O combate aos incêndios até estava a correr bem ao Governo do ponto de vista político, sem a oposição a fazer deste assunto tema de debate. Mas esta semana, o vento político começa a virar, com vários pedidos da oposição a pedir explicações no recomeço dos trabalhos parlamentares.

Depois da Iniciativa Liberal e do Chega, esta terça-feira é o PSD a pedir esclarecimentos sobre declarações da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar. "Nas afirmações recentes da Secretária de Estado da Proteção Civil, a área ardida é inferior ao esperado, com base em “estudos de que o Ministério dispõe os algoritmos dizem que a área ardida (…) devia ser 30% superior”", lembra o PSD, fazendo referência às entrevistas de Patrícia Gaspar à SIC e à RTP no fim-de-semana.

Tendo em conta o que disse a governante, o PSD enviou uma pergunta ao ministro da Administração Interna em que pede para que seja "remetido o estudo que sustenta que a área ardida deveria ser 30% superior aos atuais 92.000 ha".

Os sociais-democratas pedem também que seja "remetida a informação sobre a autoria do estudo, designadamente se foi elaborado por entidades externas ao MAI e quando". O pedido de esclarecimento do PSD, divulgado em comunicado, segue-se a iniciativa semelhante da IL que enviou oito perguntas ao Governo.

Entretanto, a polémica sobre declarações de governantes relativas a incêndios já passou para outro patamar: esta segunda-feira, depois de a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, ter dito que a Serra da Estrela vai "ficar melhor do que estava", o Chega anunciou que vai pedir um debate no recomeço dos trabalhos parlamentares sobre "a questão dos incêndios".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: elourenco@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate