Política

Ministra cede a Moedas e vai pagar mais despesa das Jornadas de Juventude

Ministra cede a Moedas e vai pagar mais despesa das Jornadas de Juventude
Alberto Frias

Ministra-Adjunta diz ao Público que há acordo com a Câmara de Lisboa e assume despesas que a autarquia disse não querer assumir. Moedas diz-se satisfeito

“O Governo assume a realização da Jornada Mundial da Juventude como um evento importantíssimo para Portugal”. Foi com esta frase ao jornal Público que a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, assumiu ter fechado um acordo com o presidente da Câmara de Lisboa sobre as Jornadas Mundiais da Juventude, comprometendo-se a - tal como exigia agora Carlos Moedas - assumir mais despesa do evento do que aquela que estava prevista. As Jornadas, marcadas para o início de Agosto, contarão com a presença do Papa Francisco e a ministra assume um objetivo único: “Estou absolutamente convicta de que a Jornada Mundial da Juventude vai ser um grande sucesso para o país. É nisso que o Governo está empenhado.”

Assim, conta o Público, o Governo "vai assumir os encargos financeiros e a concretização de algumas das tarefas que inicialmente tinham ficado atribuídas – e sido aceites – pela Câmara Municipal de Lisboa, sob a presidência de Fernando Medina", mas que Carlos Moedas diz serem responsabilidade do Executivo. O jornal dá os exemplos da montagem de casas de banho, torres de iluminação e sistemas de som e multimédia.

Segundo apurou o Expresso, o acordo foi selado numa reunião esta terça-feira, já depois de uma reunião do bispo de Lisboa com Moedas (na semana passada) e com o próprio primeiro-ministro esta semana. Mas a ministra assume que teve várias reuniões com o autarca ao longo dos últimos meses para tentar resolver o problema. Foram discretas até que, na semana a passada, o Expresso noticiou o volte-face da Câmara, que em abril tinha aceite pagar mais do que agora aceitava.

O autarca diz-se agora “muito contente, muito empenhado” e congratulou-se, em declarações ao Público, com “o importante acordo com as partes que permitirá agora avançar rapidamente na operacionalização do projecto”.

A ministra irá esta quinta-feira, com Moedas, mas também com o Presidente da República, o autarca de Loures e o bispo visitar as obras que já decorrem no local que será palco principal dos eventos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate