Exclusivo

Política

Matos Fernandes ao Expresso: Linha Circular no Metro de Lisboa “é para fazer até ao fim”

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente
João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente
TIAGO PETINGA/Lusa

Câmara de Lisboa aprovou moção para pressionar Governo a travar projeto da Linha Circular do Metro em Lisboa. Carlos Moedas considera que “estamos no meio do caminho”. Em poucas horas, ministro Matos Fernandes reage, fechando a porta. “O Governo está cheio de vontade de se entender com a Câmara de Lisboa”, diz ao Expresso. Mas só em relação ao futuro — “não faz qualquer sentido pôr em causa um projeto que foi tão discutido e tão escrutinado”.

Fora de questão. Para o Governo, repensar o projeto da Linha Circular do Metro de Lisboa não é sequer assunto. Ao Expresso, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, é taxativo: “Tudo correu como tem de correr, e por isso, a Linha Circular é para fazer até ao fim.” O que correu, adianta, foram “estudos claríssimos, apresentados, discutidos, [com uma] avaliação de impacte ambiental posterior”.

A reação surge na sequência da aprovação, esta manhã, de uma moção da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que pede ao Governo que suspenda o projeto e reavalie alternativas à Linha Circular. Matos Fernandes mostra-se surpreendido, uma vez que as prioridades propostas pelo PCP, aprovadas com os votos a favor da vereação de Moedas (PSD e CDS) e do Bloco de Esquerda, ora estão em andamento, ora são “um topete”, um atrevimento.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: jdcorreia@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate