Política

Parlamento elege quatro novos juízes para Tribunal Constitucional, mas falha eleição de membros para Conselho Superior de Informações

Parlamento elege quatro novos juízes para Tribunal Constitucional, mas falha eleição de membros para Conselho Superior de Informações

O parlamento conseguiu eleger, esta quarta-feira, quatro novos juízes para o Tribunal Constitucional, mas falhou a maioria dos votos para nomear dois elementos para o Conselho Superior de Informações

A Assembleia da República conseguiu eleger esta sexta-feira, após ter sido adiado em julho, quatro novos juízes para o Tribunal Constitucional alcançando a maioria necessária de dois terços dos votantes.


Foram eleitos, em lista única, os professores Afonso Patrão (proposto por PSD), José Figueiredo Dias (pelo PSD, que já tinha ido a votos e sido 'chumbado' há alguns meses), o juiz desembargador António José da Ascensão Ramos (PS) e a juíza conselheira Maria Benedita Malaquias Pires Urbano (PSD).


Em eleição secreta em urna, dos 208 deputados votantes, 145 votaram sim, 54 em branco e houve nove votos nulos.


O candidato proposto pelo PS, António José da Ascensão Ramos, é juiz presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Leiria.


O PSD indicou o professor de Direito e atual presidente da Entidade das Contas e Financiamentos Públicos José Figueiredo Dias, a juíza conselheira no Supremo Tribunal Administrativo Maria Benedita Urbano e o professor de Direito na Faculdade de Coimbra Afonso Patrão.


Estes quatro nomes irão substituir o anterior presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, que tinha terminado em fevereiro o seu mandato, e outros três juízes que terminaram o mandato de nove anos em 12 de julho: Fernando Vaz Ventura, Maria de Fátima Mata-Mouros e Maria José Rangel Mesquita.


Já a lista para o Conselho Superior de Informações apresentava como candidatos efetivos Francisco José Pereira de Oliveira (PS) e André Coelho Lima (PSD) e como suplentes Joana de Sá Pereira (PS) e Carlos Eduardo Reis (PSD), quais não conseguiu eleger

O parlamento também conseguiu os dois terços necessários para aprovação de representantes para o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.
A lista para este órgão, que apresenta como efetivos Francisco Paes Silva Marques (PS), Paula Margarida Cabral dos Santos Veiga (PS), Filipe Carlos Ferreira Avides Moreira (PSD) e Joaquim Manuel Freitas da Rocha (PSD), teve 146 votos a favor, 53 brancos e nove nulos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate