O ex-Presidente da República António Ramalho Eanes e Manuela Ramalho Eanes deslocam-se a Coimbra, na próxima quinta-feira, para declarar o seu apoio à reeleição de Manuel Machado, candidato do Partido Socialista à câmara do centro do país.
“Este apoio honra muito a minha candidatura – e honra também a cidade de Coimbra, da qual o primeiro Presidente da República eleito da democracia portuguesa é um amigo de longa data”, afirma Manuel Machado, que concorre ao terceiro mandato da autarquia que já liderou no seu primeiro autárquico de 1990 e 2001.
O general Ramalho Eanes preside à Comissão de Honra da candidatura do PS aos órgãos autárquicos de Coimbra, que será apresentada na quinta-feira, pelas 16h30, na antiga igreja do Convento São Francisco, refere em comunicado a candidatura do autarca que tem principal adversário o independente José Manuel Silva, que concorre pela megacoligação 'Juntos Somos Coimbra', liderada pelo PSD e com outras sete forças políticas.
Esta segunda-feira, Manuel Machado recusou-se a participar no debate do Porto Canal, ausência que justificou por solidariedade com as candidaturas que não foram convidadas a estar presentes no programa da estação do FC Porto. “Entendemos que a democracia se constrói com a participação de todos”, referiu o candidato socialista em nota enviada à administração do Porto Canal poucas horas antes do debate, agendado desde final de julho.
O canal televisivo avançou que o critério de participação no debate era o de candidatos com representação autárquica, tendo estado presentes José Manuel Silva, Gouveia Monteiro, candidato do Cidadãos Por Coimbra (CpC) e Francisco Queirós, da CDU. Inês Talufa, da Coligação Coimbra é capital - PDR/MPT, também declinou o convite. A Coimbra concorrem ainda Filipe Reis (PAN), Tiago Maiereles Ribeiro (Iniciativa Liberal) e Miguel Ângelo Marques (Chega)
A Câmara de Coimbra, presidida pelo PSD de 2001 a 2013, é uma das grandes apostas de Rui Rio nas eleições de domingo, autarquia que os sociais-democratas acreditam possa voltar a mudar de cores. Na sondagem do ICS/ISCTE feita para o Expresso e para a SIC, publicada a 9 de setembro, as candidaturas de Manuel Machado e José Manuel Silva surgiram separadas por apenas um ponto percentual.
Na projeção, o socialista surgiu ligeiramente à frente com 33% das intenções de voto, enquanto o independente que corre pela maior coligação do país recolheu 32% das intenções de voto, o dobro do que conseguiu há quatro anos pelo Grupo de Cidadãos Eleitores 'Somos Coimbra', movimento que também integra a candidatura.
Esta terça-feira, estudo de Opinião do Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa (CESOP) feito para o Público e RTP aponta para uma ligeira vantagem da coligação 'Juntos Somos Coimbra' (35% das intenções de voto), aparecendo a candidatura do PS com 33%.No entanto, quando os inquiridos são confrontados com a questão “independentemente da sua preferência, quem é que acha que vai ganhar as eleições para a Câmara de Coimbra?”, a maioria respondeu que será o PS (51%).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt