Política

Grupo de Arraiolos. Marcelo quer trazer "herança" de Sampaio para Portugal em 2023

Grupo de Arraiolos. Marcelo quer trazer "herança" de Sampaio para Portugal em 2023
RICARDO CASTELO

Jorge Sampaio criou o Grupo de Arraiolos e Marcelo quer que os 20 anos se assinalem, em 2023, em Portugal. Reunidos em Roma, os Chefes de Estado da Europa vão homenagear Sampaio com uma agenda 'hard': lições do Afeganistão, papel da Europa no mundo, refugiados, segurança, relacão UE/NATO, e desfecho da pandemia. Marcelo diz ser inevitável "um reforço da capacidade de intervenção europeia no quadro da NATO"

Grupo de Arraiolos. Marcelo quer trazer "herança" de Sampaio para Portugal em 2023

Ângela Silva

Jornalista

"Farei tudo para que os 20 anos do Grupo de Arraiolos, criado pelo Presidente Jorge Sampaio, sejam em Portugal, em 2023", anunciou Marcelo Rebelo de Sousa ao chegar a Roma onde, esta terça-feira, começa mais uma reunião do grupo de Chefes de Estado europeus que Sampaio criou em 2003 para debater as grandes questões da Europa e do mundo.

O Presidente da República puxou pela importância da conjuntura em que decorrerá esta reunião que, entre outras coisas, homenageará o ex-Chefe de Estado português, e elencou algumas das questões inevitáveis.

A transição da pandemia para o pós-pandemia, a saída dos EUA do Afeganistão e "as lições a tirar", o papel da Europa no mundo, o relacionamento da UE com a NATO, os refugiados, a segurança internacional, a relação da UE com os EUA e o Canadá, e a aplicação dos planos de recuperação económica pós-pandemia.

Se economicamente, Marcelo vislumbra "uma evolução favorável", nomeadamente no turismo, do ponto de vista da segurança internacional, o Presidente português defendeu a necessidade de "um reforço da capacidade de intervenção europeia no quadro da NATO".

Embora a condução da política externa seja uma competência dos Governos, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu a defesa desse reforço sublinhando estar em total articulação com o Governo.

A reunião de Roma ganha redobrada importância pela proximidade de eleições na Alemanha, em França e em Itália. Também nestas eleições, sublinhou o Presidente, estará em causa "o futuro da Europa".

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate