A foto dos cartazes, lado a lado, começou a circular na tarde desta quinta-feira nas redes sociais, mas à primeira vista parecia ser mais uma imagem manipulada. "É fake! Só pode", "Como montagem tem graça", escreviam os internautas.
Dois outdoors iguais, com o mesmo lettering e a mesma paisagem de Lisboa, com o Tejo e o casario ao fundo. Diferenças só duas: os rostos de Carlos Moedas e Fernando Medina e as palavras "Mais" e "Melhor" Lisboa.
Mas, afinal, a imagem é fidedigna. A confirmação chegou pelo PS Lisboa que reagiu no Facebook com ironia à alegada cópia da coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT/Aliança): "Lisboetas, continuem a preferir o original à contrafação".
Contactada pelo Expresso a candidatura de Moedas explica que a ideia da imitação foi "intencional" e visou chamar a atenção dos eleitores "curiosamente pela diferença".
"É um cartaz que vai na linha do próprio posicionamento em Lisboa. A escolha é clara entre Carlos Moedas e Fernando Medina e os lisboetas vão ter que escolher se querem uma mudança para melhor ou mais do mesmo", justifica fonte oficial da candidatura de Moedas.
O outdoor do candidato da direita foi colocado ao final desta manhã na Alameda, em Lisboa, e tem a assinatura da agência Mosca que trabalha também com a Iniciativa Liberal (IL).
Questionado sobre se a ideia transmitida pode ser exatamente o oposto, que os dois candidatos representam quase o mesmo, a candidatura de Moedas recusa que seja esse o efeito. "Admitimos que essa é a mensagem que o PS quer transmitir, se virmos a floresta e não apenas a flor. Mas temos recebido ótimas reações ao cartaz, que tem criado na verdade algum buzz e burburinho", acrescenta a mesma fonte.
A imagem continua a ser partilhada pelos dois lados. O centrista Diogo Moura, líder da concelhia do CDS de Lisboa e que integra a lista de Moedas, partilhou a foto dos cartazes e pegou nos slogans, afirmando que "Não é de Mais Lisboa que precisamos, é de Melhor Lisboa".
Já o deputado socialista Filipe Neto Brandão manifestou-se incrédulo com a imagem – que pensava inicialmente ser falsa –, e criticou a falta de criatividade da campanha de Moedas."Constato, porém, não sem estupefação, que é verdade e, como bem diz o post do PS Lisboa, não passa de um plágio mal amanhado", atirou.
Também o deputado Ascenso Simões (PS) arrasou o cartaz e acusou o candidato da direita de "falta de competência política" e de "juízo": "Ele não entende que entre o original e a serigrafia, os lisboetas preferem o original?", questionou.
Segundo a última sondagem Expresso/SIC, Fernando Medina conta com 42% das intenções de voto, sem maioria absoluta, enquanto Carlos Moedas não vai além dos 31%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lpcoelho@expresso.impresa.pt