Política

Deputado do PSD testou positivo à covid, 31 pessoas do Parlamento ficam em isolamento

Deputado do PSD testou positivo à covid, 31 pessoas do Parlamento ficam em isolamento
MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Três dezenas de pessoas, entre deputados e funcionários do Parlamento, foram considerados contactos de risco. Deputado tinha estado esta quarta-feira de manhã na comissão de Agricultura, que à tarde já se reuniu totalmente em versão online

Deputado do PSD testou positivo à covid, 31 pessoas do Parlamento ficam em isolamento

Rita Dinis

Jornalista

Deputado do PSD testou positivo à covid, 31 pessoas do Parlamento ficam em isolamento

Liliana Coelho

Jornalista

Um deputado testou esta quarta-feira de manhã positivo à covid-19 na sequência dos habituais testes de antigénio feitos regularmente. A notícia foi avançada pelo “Observador” e confirmada pelo Expresso. Trata-se de um deputado do PSD que esteve esta quarta-feira de manhã numa reunião da comissão parlamentar de Agricultura, que à tarde se reuniu para uma audição ao ministro do Mar em versão inteiramente online.

Ao que o Expresso confirmou junto de fontes parlamentares, foram realizados 84 testes de deteção de antigénio no período da manhã desta quarta-feira no Parlamento, tendo resultado num caso positivo. Na sequência disso foi enviado um e-mail por parte do secretário-geral do Parlamento aos chefes de gabinete de todos os grupos parlamentares e deputados não inscritos a informar da situação.

"O referido deputado apresenta sintomas ligeiros (dores de corpo), tendo estado em reuniões, no período da manhã", lê-se na missiva enviada pelo secretário-geral do Parlamento a que o Expresso teve acesso. "Foram tomadas todas as medidas preventivas necessárias, nos termos do Plano de Contingência da AR, em articulação com o Gabinete Médico e de Enfermagem, tendo sido identificados todos aqueles que com ele tiveram contacto próximo nos últimos dois dias e desinfetados os espaços em que permaneceram", lê-se ainda.

Foram identificados 31 contactos de risco, entre deputados e funcionários da comissão em que o deputado tinha estado, devendo agora seguir-se o protocolo da DGS que deverá passar por fazer testes PCR a essas mesmas pessoas - que devem permanecer em isolamento. Entre elas, sabe o Expresso, encontra-se a totalidade dos deputados que estiveram na reunião ordinária da comissão de Agricultura esta manhã, pelas 10h e os funcionários. O deputado em questão também pertence ao Grupo de Trabalho sobre "Voos Civis Noturnos" que tinha uma audição marcada para esta manhã, pelas 9h.

Na parte da tarde foram ainda realizados mais testes, num total de "140", segundo o gabinete de comunicação da AR. A líder do PAN, Inês Sousa Real, que é coordenadora do partido naquela comissão de Agricultura, esteve na reunião mas apenas por breves instantes (por estar presente também noutras comissões) pelo que, sabe o Expresso, não foi considerado contacto de risco.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate