Xavier Bettel, primeiro-ministro do Luxemburgo, testou positivo este domingo para a covid-19 e já está em isolamento, devendo manter-se nesse regime durante dez dias..
A informação foi dada este domingo pelo Governo luxemburguês, que considera que os restantes líderes europeus não estão em risco. Isto porque Xavier Bettel esteve esta quinta e sexta-feira na cimeira europeia, em Bruxelas, que juntou na mesma sala todos os primeiros-ministros da União Europeia, incluindo António Costa. Contudo, segundo o Governo de Bettel, houve distanciamento social e todos os líderes estiveram de máscara pelo que não são considerados contactos de risco.
O gabinete de António Costa, contactado pelo Expresso, garante que não houve "praticamente contactos" entre os dois no Conselho Europeu e que o governante usou sempre máscara. “Apesar disso, e recordando o facto de já ter as duas doses da vacina, de ter usado sempre a máscara e de ter respeitado as regras do distanciamento físico, o primeiro-ministro já informou autoridades e fará um teste covid-19 amanhã de manhã”, frisa fonte oficial.
Bettel, de acordo com o jornal Luxemburger Wort, apresenta alguns sintomas como febre e dor de cabeça e irá ficar a trabalhar em isolamento a partir de casa. O primeiro-ministro do luxemburgo já tinha a primeira dose da vacina AstraZeneca, tomada em maio.
Nota: texto atualizado às 19h com resposta do gabinete do primeiro-ministro português.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt