Sondagem legislativas. PS na frente mas com pior resultado desde março de 2020, Chega está no 3.º lugar, com 10%
PSD está a 12,2 pontos percentuais do PS. Eduardo Cabrita é considerado o pior ministro por 30,6% dos inquiridos.
PSD está a 12,2 pontos percentuais do PS. Eduardo Cabrita é considerado o pior ministro por 30,6% dos inquiridos.
O PS conta com 34,6% das intenções de voto dos portugueses, uma descida de 3,3 pontos percentuais face a maio, revela o barómetro de junho da Intercampus, realizado para o “Jornal de Negócios" e para o “Correio da Manhã”/”Correio da Manhã TV”. Trata-se do valor mais baixo desde março de 2020, quando os socialistas registavam 31,4% das intenções de voto.
Os restantes partidos, tirando o Livre, registam subidas, mas os destaques vão para a Iniciativa Liberal e para o Chega. Os liberais registaram um aumento de 2,2 pontos percentuais, contando com 6,4% dos votos. Já o Chega ultrapassa os 10%. e assegura o terceiro lugar, enquanto o Bloco de Esquerda conta com 8,9% dos votos. Ainda à esquerda, cerca de 6% dos inquiridos tencionam votar na CDU.
O PSD, que também registou uma subida, somaria agora 22,4% dos votos, mas ainda assim está a 12,2 pontos percentuais do PS. Quanto à posição no espectro político dos sociais-democratas, a maioria (46,5%) considera que é um partido de centro-direita.
A sondagem avalia, ainda, a imagem que os portugueses têm dos líderes políticos numa escala de 1 a 5. António Costa (3,1) e Catarina Martins (3) são os únicos com nota positiva. Quanto aos ministros, Marta Temido é apontada por 25% dos inquiridos como a melhor ministra e, no extremo oposto, Eduardo Cabrita é considerado o pior ministro por 30,6% dos inquiridos.
A sondagem da Intercampus contou com 608 entrevistas, recolhidas entre 8 e 16 de junho. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4,0%.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt