António Costa tinha vários nomes em cima da mesa para escolher como candidato ao Porto e não escolheu nenhum dos três que estavam no boletim de apostas. Será Eduardo Pinheiro, até agora secretário de Estado da Mobilidade, a candidatar-se pelo PS à Câmara do Porto.
A notícia foi avançada pelo Público e entretanto confirmada pelo Expresso.
Eduardo Pinheiro foi vereador da Câmara de Matosinhos e depois passou a exercer funções de presidente da câmara (uns meses de 2017) e agora é a aposta de António Costa. A escolha foi mesmo do secretário-geral, que tem a prerrogativa de decidir sobre os candidatos de Lisboa e Porto. Eduardo Pinheiro foi também um dos cinco secretários de Estado escolhidos por Costa para coordenar regionalmente o combate à Covid 19. Eduardo Pinheiro era o responsável pela resposta na região Norte.
Nos últimos meses várias têm sido as movimentações de socialistas em torno do candidato ao Porto. José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, mostrou essa vontade a algumas pessoas próximas e retirou-se da corrida em cima da meta de partida. Esta manhã, a TSF noticiava que Carneiro não estava disponível para concorrer dado que se queria concentrar na tarefa de cumprir o trabalho de coordenar as autárquicas a nível nacional.
Quem também se retirou da corrida foi Tiago Barbosa Ribeiro. O líder da concelhia socialista era o nome que assentava que nem uma luva na definição de candidato-modelo que os dirigentes concelhios tinham definido, mas fez saber há duas semanas que não era do seu interesse.
Manuel Pizarro hesitava em avançar de novo contra Rui Moreira. Eurodeputado e presidente da distrital do Porto era um nome falado para ser o candidato socialista, até porque já enfrentou Rui Moreira nas urnas. Mas a escolha de Costa acabou por não recair em nenhum dos três nomes.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt