Política

Costa escolhe secretário de Estado Eduardo Pinheiro como candidato do PS ao Porto

Eduardo Pinheiro
Eduardo Pinheiro
João Girão

O secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, foi a escolha do secretário-geral do PS para concorrer à Câmara Municipal do Porto. O nome foi uma surpresa para os socialistas que esperavam que fosse José Luís Carneiro, Manuel Pizarro ou Tiago Barbosa Ribeiro

Costa escolhe secretário de Estado Eduardo Pinheiro como candidato do PS ao Porto

Liliana Valente

Coordenadora de Política

António Costa tinha vários nomes em cima da mesa para escolher como candidato ao Porto e não escolheu nenhum dos três que estavam no boletim de apostas. Será Eduardo Pinheiro, até agora secretário de Estado da Mobilidade, a candidatar-se pelo PS à Câmara do Porto.

A notícia foi avançada pelo Público e entretanto confirmada pelo Expresso.

Eduardo Pinheiro foi vereador da Câmara de Matosinhos e depois passou a exercer funções de presidente da câmara (uns meses de 2017) e agora é a aposta de António Costa. A escolha foi mesmo do secretário-geral, que tem a prerrogativa de decidir sobre os candidatos de Lisboa e Porto. Eduardo Pinheiro foi também um dos cinco secretários de Estado escolhidos por Costa para coordenar regionalmente o combate à Covid 19. Eduardo Pinheiro era o responsável pela resposta na região Norte.

Nos últimos meses várias têm sido as movimentações de socialistas em torno do candidato ao Porto. José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, mostrou essa vontade a algumas pessoas próximas e retirou-se da corrida em cima da meta de partida. Esta manhã, a TSF noticiava que Carneiro não estava disponível para concorrer dado que se queria concentrar na tarefa de cumprir o trabalho de coordenar as autárquicas a nível nacional.

Quem também se retirou da corrida foi Tiago Barbosa Ribeiro. O líder da concelhia socialista era o nome que assentava que nem uma luva na definição de candidato-modelo que os dirigentes concelhios tinham definido, mas fez saber há duas semanas que não era do seu interesse.

Manuel Pizarro hesitava em avançar de novo contra Rui Moreira. Eurodeputado e presidente da distrital do Porto era um nome falado para ser o candidato socialista, até porque já enfrentou Rui Moreira nas urnas. Mas a escolha de Costa acabou por não recair em nenhum dos três nomes.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: lvalente@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate