Fernando Ruas vai mesmo voltar a ser o candidato do PSD à câmara de Viseu, apurou o Expresso junto de fontes distritais e nacionais. Os últimos acertos foram feitos esta terça-feira, numa reunião no gabinete de Rui Rio no Parlamento, e a decisão vai ser anunciada publicamente esta tarde.
A trágica morte de António Almeida Henriques, em abril deste ano, por covid-19, precipitou uma tomada de decisão que, devido ao luto, foi sendo empurrada para mais tarde. Almeida Henriques era o presidente em exercício, tendo sucessido a Fernando Ruas em 2013, e preparava-se para se recandidatar ao terceiro e último mandato na cidade.
Fernando Ruas foi sempre visto como alternativa perante a fatalidade, mas recentemente o líder da concelhia de Viseu e vice-presidente do executivo João Paulo Gouveia disponibilizou-se a avançar.
Ao que o Expresso apurou, contudo, nunca houve dúvidas de que a escolha preferencial era pelo regresso de Fernando Ruas ao município que presidiu de 1989 a 2013, tendo sido presidente da Associação Nacional de Municípios de 2002 a 2013. Atualmente, Fernando Ruas é deputado e preside à comissão parlamentar de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.
O PSD teve 51% dos votos em Viseu nas últimas autárquicas, sendo Viseu um município historicamente ligado ao PSD.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rdinis@expresso.impresa.pt