Política

“Razões pessoais”: candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Lisboa retira-se da corrida

“Razões pessoais”: candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Lisboa retira-se da corrida

Notícia foi avançada pelo “Observador”. Iniciativa Liberal confirma em comunicado que Miguel Quintas alegou razões "pessoais" para desistir da corrida à liderança do município da capital. Liberais devem apresentar outro nome, não abdicando de candidatura própria

Miguel Quintas, que foi anunciado no sábado passado como candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara de Lisboa, decidiu abandonar a corrida. A notícia foi avançada pelo "Observador" e o jornal adianta que Quintas alegou razões "pessoais" para desistir da luta eleitoral pela liderança do município da capital. O partido enviou durante a noite desta terça-feira um comunicado a dar conta da saída do cabeça de lista.

"Esta decisão de Miguel Quintas foi aceite pelos órgãos locais e nacionais da Iniciativa Liberal, a quem agora compete ponderar e decidir sobre o novo candidato do partido no processo autárquico em Lisboa", lê-se no comunicado.

O nome de Miguel Quintas foi avançado por João Cotrim de Figueiredo na sequência da decisão da IL de não integrar a coligação do espaço político não socialista que está ser formada para apoiar a candidatura de Carlos Moedas, lançada pelo PSD. No comunicado, os liberais explicam mesmo que o processo de escolha de Miguel Quintas para encabeçar a lista esteve "suspenso" durante o tempo em que durou o diálogo com a candidatura de Moedas.

"Esta escolha esteve suspensa, como foi público, durante o tempo em que a Iniciativa Liberal ponderou o convite de Carlos Moedas para integrar a coligação por ele encabeçada", lê-se, num comunicado em que o Iniciativa Liberal diz ainda que o nome de Quintas tinha surgido numa lógica de "dar cumprimento à estratégia da Iniciativa Liberal de apresentar candidaturas próprias".

O agora ex-candidato da IL acabou por se ver envolvido numa polémica que revelou, a propósito do dossiê TAP, uma divergência de perspetiva com o partido. Numa entrevista publicada numa revista sobre temas de turismo, a "Ambitur", Quintas disse que a nacionalização da transportadora aérea, rejeitada pela Iniciativa Liberal, que defende a privatização da companhia, podia ser uma "excelente opção".

João Cotrim de Figueiredo, líder da IL, mantém a estratégia de apresentar uma candidatura própria nas eleições autárquicas em Lisboa, devendo agora ser apresentado outro nome para o lugar de Miguel Quintas.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate