O autarca de São João da Pesqueira, eleito em 2017 pelo movimento 'Pela Nossa Terra' vai ser o anfitrião de uma reunião de emergência. No próximo sábado, pela manhã, no Museu do Vinho, Manuel Cordeiro juntará os 17 autarcas eleitos por Grupos de Cidadão Eleitores (GCE) e o líder da AMAI (Associação Nacional de Movimentos Autárquicos Independentes), Aurélio Ferreira. Os presidentes da Câmara do Porto e de Oeiras já aceitaram o convite para estarem presentes..
“Ainda não sei quantos colegas estarão presentes, mas quem não se poder deslocar irá participar por Zoom”, garante ao Expresso o autarca a cumprir o seu primeiro mandato, após ter falhado a eleição em 2013, e que conta ir de novo a votos no final do ano com o lema de sempre 'Pela Nossa Terra'.
Na mesa das negociações estará o tema que os une a todos: as novas regras de candidatura às próximas autárquicas, consideradas “um atropelo constitucional” e uma tentativa de “cortar as pernas” aos candidatos independentes. Em causa estão os obstáculos criados pela nova lei eleitoral proposta pela PSD na primavera de 2020 e aprovada pelo 'centrão' no verão, que inibe que as candidaturas partam para o terreno nas autárquicas deste ano com o mesmo nome, símbolo e símbolo a todos os órgãos autárquicos de um mesmo concelho, cenário que, garantem, "fragiliza os GCE em benefício das candidaturas partidárias”.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt