Exclusivo

Política

Lei dos independentes: PS alarga mudanças, PSD disponível, mas não faz vontade a Moreira. "Ou é um cachimbo ou não é um cachimbo”

Assembleia da República
Assembleia da República

Partidos devem concordar em reduzir número de assinaturas necessárias para candidaturas independentes. CDS e BE apresentam propostas de alteração. PAN quer travar já efeitos da lei para que não se aplique nas autárquicas

Críticas de autarcas (sobretudo de Rui Moreira), acusações sobre um ‘cartel PS-PSD’, suspeitas de inconstitucionalidade. A lei que regula as eleições autárquicas foi alterada recentemente, no verão passado, mas a polémica sobre as mudanças à legislação - e os efeitos que poderão produzir já nestas eleições autárquicas - rebentou esta semana. Com consequências práticas: o PSD está disponível para rever a lei, embora não queira mexer num dos pontos que mais irritaram o presidente da Câmara do Porto; e o PS vai apresentar propostas de alteração, aproveitando para fazer ajustes por causa da pandemia. Pelo meio, o PAN pretende suspender desde já o diploma, para que não possa ser aplicada nas autárquicas de outubro.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate