O centro de estudos da Universidade Católica (CESOP) revela, numa sondagem para a RTP, que 49% dos que foram votar nas Presidenciais votarão à esquerda ou centro-esquerda nas próximas eleições legislativas, agendadas para setembro ou outubro de 2023, sendo que o PS se mantém como grande favorito à vitória.
Trinta e cinco por cento dos inquiridos ouvidos pelo CESOP dizem que vão votar no PS, enquanto o PSD surge no segundo lugar, com 23%. A seguir surgem Chega (9%), Bloco de Esquerda (8%), Iniciativa Liberal (7%), CDU (6%), CDS (2%), PAN (2%) e Livre (1%).
A RTP publicara na quinta-feira uma outra sondagem do mesmo centro de estudos, desenvolvida entre 11 e 14 de janeiro, que permite agora concluir algumas tendências: o PS baixa quatro pontos percentuais, enquanto a Iniciativa Liberal, Chega e o Bloco de Esquerda sobem dois, um e um pontos percentuais, respetivamente. O Livre, que não aparecia na última sondagem, reaparece com 1%.
O universo desta sondagem é composto pelos eleitores das Presidenciais de domingo, que resultaram na reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes ficou em segundo.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt