Política

Covid. Costa em isolamento cancela visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau

Covid. Costa em isolamento cancela visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau
TIAGO PETINGA/LUSA

Chefe do Governo encontra-se em isolamento profilático, após ter estado na quarta-feira com o presidente francês, que testou positivo ao novo coronavírus

O primeiro-ministro português decidiu cancelar as suas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, entre sexta-feira e domingo, após ter estado na quarta-feira com o presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

Esta decisão foi transmitida em comunicado do gabinete do primeiro-ministro, adiantando que António Costa fez esta manhã um teste ao novo coronavírus que já estava marcado há vários dias antes de partir para as visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e à Guiné-Bissau.

"O Primeiro-Ministro decidiu cancelar essa deslocação, bem como toda a agenda pública que implique a sua presença física. Mantém toda a atividade executiva e a agenda de trabalho, que realizará à distância. O Primeiro-Ministro não apresenta quaisquer sintomas", refere a mesma nota.

António Costa participou esta manhã numa reunião de trabalho, por videoconferência, sobre o Plano de Vacinação de combate à covid-19, uma vez que está em "isolamento profilático preventivo" até "avaliação do grau de risco por parte das autoridades de saúde". O anúncio surge no dia em que se vai debater e votar a renovação do estado de emergência no Parlamento e que serão reavaliadas em Conselho de Ministros as restrições para o Natal e Ano Novo.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, testou positivo ao novo coronavírus, após ter apresentado os primeiros sintomas da doença - um diagnóstico confirmado hoje, um dia depois de uma reunião e de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro português no Palácio do Eliseu, em Paris.

Entre sexta-feira e domingo, António Costa tinha agendadas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, com encontros marcados com os chefes de Estado e de Governo destes dois países de expressão portuguesa.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate