O que é a Festa do Avante!?
A Festa do Avante! é considerada o maior evento político-cultural realizado em Portugal. A primeira edição foi em 1976, tendo a festa comunista ocorrido quase ininterruptamente desde então. A exceção foi 1987, ano em que um diferendo com a Câmara de Lisboa, liderada então por Nuno Krus Abecasis, inviabilizou a sua realização. A festa acontece entre a primeira sexta-feira e o fim de semana subsequente de setembro. Depois de vários locais em Lisboa e Loures, a partir de 1990 a festa fixou-se na Quinta da Atalaia, na freguesia da Amora, no concelho do Seixal.
Qual é a lotação do evento?
A lotação máxima da edição deste ano é de 16.563 pessoas, de acordo com o parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um número significativamente inferior aos 33 mil participantes anunciados pelo PCP no início de agosto. O recinto tem capacidade para 100 mil pessoas.
Os lugares serão todos sentados?
Sim, “os espaços destinados a espetáculos devem estar organizados em plateia, com lugares sentados”, conforme se lê no parecer técnico da DGS. No seu plano de contingência, o PCP prevê que “todos os lugares de todas as plateias de todos os palcos, incluindo as do teatro e as do cinema, são definidos com lugares sentados, cumprindo a lotação e ocupação máxima, de acordo com orientações da DGS, e contribuindo para que as pessoas não permaneçam em pé, o que facilitará o movimento e circulação às mesmas”. Além disso, as cadeiras terão um afastamento de dois metros entre si e, entre espetáculos e após cada utilização, serão higienizadas.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: hgomes@expresso.impresa.pt