Bastonário dos Médicos acusa ministra de “insensibilidade” por desvalorizar “um relatório importante”
JOSÉ COELHO
Em entrevista à TSF, Miguel Guimarães estranha o facto da ministra da Segurança Social não ter lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre o surto de covid-19 num lar de Reguengos. “Competia-lhe ler o documento”, diz o bastonário, que classifica a atitude de “grande insensibilidade”
"É no mínimo estranho e de uma enorme insensibilidade, a ministra não ter perdido 15 ou 20 minutos para ler a auditoria que a Ordem dos Médicos fez. Competia-lhe ler o documento", diz Miguel Guimarães em entrevista à TSF. O bastonário da Ordem dos Médicos reage, desta forma, à entrevista de Ana Mendes Godinho ao Expresso, em que assume não ter lido o relatório da Ordem dos Médicos sobre o surto de covid-19 num lar de Reguengos, que causou a morte de 18 pessoas.
As conclusões do inquérito levaram mesmo a Ordem dos Médicos a encaminhar o documento para o Ministério Público. Na altura, a Ordem enviou o relatório também para o Gabinete de Ana Mendes Godinho. Talvez por isso, Miguel Guimarães confessa ver com o espanto as palavras da Ministra do Trabalho e Segurança Social, mas admite que "a responsabilidade é dela".
Ao início da noite, Ana Mendes Godinho enviou um esclarecimento por escrito às redações. A governante garante que não desvalorizou os surtos nos lares de idosos, e acusa o Expresso de ter escolhido um título "descontextualizado" da entrevista.