Política

Fernando Medina anuncia plano para ajudar idosos, sem-abrigo e crianças

Fernando Medina anuncia plano para ajudar idosos, sem-abrigo e crianças
Tiago Miranda

Está prevista abertura de 26 cozinhas-refeitório em várias escolas da cidade e o reforço da rede de apoio domiciliário aos mais idosos, para garantir medicamentos e refeições quentes

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou, num vídeo publicado no Facebook, um plano com quatro medidas para acudir aos mais idosos e vulneráveis.

À cabeça, a abertura de 26 cozinhas-refeitório em escolas de toda a cidade para salvaguardar refeições. Na comunicação que fez à cidade, Medina lembrou que, em muitos casos, são as escolas que garantem as únicas refeições às crianças, pelo que é um imperativo assegurar que continuam devidamente alimentadas.

Está ainda previsto o alargamento do apoio domiciliário aos mais idosos, com apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, das Juntas de Freguesia e dos centros paroquiais para garantir refeições quentes, medicamentos e cuidados de higiene. A medida vai abranger mais de 4 mil idosos - à rede já existe, juntam-se aqueles que tiveram de ir para casa devido ao encerramento de alguns centros de dia, assim como aqueles que, estando mais vulneráveis, não podem, nem devem sair de casa.

Os centros de apoio aos sem-abrigo foram reforçados e vão ser ainda montados mais dois espaços. Será também instalado um centro de acolhimento no pavihão do Casal Vistoso para receber os sem-abrigo que não se encontram nos centros referenciados.

A autarquia vai ainda abrir nove escolas para receber os filhos dos profissionais dos serviços essenciais, nomeadamente saúde, segurança e bombeiros.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate