Política

Rio acusa Centeno de “baixar o nível”

Rio acusa Centeno de “baixar o nível”
RUI DUARTE SILVA

O líder social-democrata não gostou de ouvir Mário Centeno a sugerir que sofria de um "complexo de Pavlov" e acusou o ministro das Finanças de "baixar o nível" para não dar explicações ao país.

Rui Rio não se fica. Depois de ter acusado Mário Centeno de estar a preparar uma "fraude eleitoral", e depois de o ministro das Finanças ter sugerido que o líder social-democrata não percebia nada de economia, o presidente do PSD fez uma réplica da réplica. “O senhor ministro em vez de baixar o nível, que aliás já não é a primeira vez, já na campanha eleitoral fez o mesmo, devia assumir o erro ou explicar”, acusou Rio.

A polémica começou na quarta-feira: Rui Rio aproveitou o jantar do grupo parlamentar do PSD para traçar o guião do mais que antecipado chumbo à proposta do Orçamento do Estado para 2020 e para acusar Mário Centeno de estar a tentar aprovar uma verdadeira “fraude democrática” no Parlamento. Rio referia-se a uma diferença de 590 milhões de euros que existe entre dois quadros do Relatório do Orçamento do Estado, referentes aos níveis de despesa estimados pelo Executivo entre a despesa do Estado contabilizada em contabilidade pública (ótica de caixa, ou seja de entrada e saída de dinheiro) e em contabilidade nacional (ótica de compromissos assumidos para o futuro).

Em entrevista ao Expresso, que será publicada na íntegra este sábado, Mário Centeno foi particularmente duro na resposta. “Rui Rio não sabe nada de economia – e muito menos Finanças públicas – ou nunca viu fazer um Orçamento do Estado. Fraude democrática é ter uma oposição que reage de forma… com um complexo de Pavlov a palavras e depois não consegue entender o que são as regras de contabilidade pública e da contabilidade nacional”.

Esta sexta-feira, no Parlamento, Rui Rio voltou à carga. “Pode até usar até alguma falta de educação, mas é assim que tem de explicar o que tem para explicar. Não vou baixar o nível como o senhor ministro das Finanças baixou, tenho apenas a dizer-lhe o seguinte: Fez-se desentendido”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate