Os novos pequenos já sabem onde se vão sentar na Assembleia

A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila.
A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila.
Joacine Katar Moreira, a deputada eleita pelo Livre, vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila. A conferência de líderes decidiu que estes serão os lugares das três forças estreantes no parlamento na primeira sessão plenária da XIV Legislatura, ainda sem data marcada, que poderão depois manter-se ou não nas restantes sessões.
Por sua vez, o Partido Ecologista "Os Verdes" passa a ter um lugar na primeira fila, assim como o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), por constituírem grupos parlamentares, respetivamente, com dois e quatro deputados.
Estas decisões foram transmitidas aos jornalistas pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Sandra Pontedeira, com o auxílio de um mapa do hemiciclo.
A primeira reunião plenária da Assembleia da República, que marcará o arranque da XIV legislatura, está ainda sem data marcada, a aguardar a publicação do mapa oficial dos resultados das eleições legislativas.
O assunto foi discutido hoje em conferência de líderes, constituída por elementos da composição cessante do parlamento, mas ficou adiado para uma nova reunião dos representantes dos grupos parlamentares, que será entretanto marcada.
Ficou já definido, contudo, que a primeira reunião plenária da XIV legislatura, na qual serão eleitos o presidente e a mesa da Assembleia da República, terá duas sessões, uma às 10:00 e outra às 15:00.
Hoje, passados dez dias das eleições legislativas de 06 de outubro, decorre em Lisboa a contagem dos votos dos dois círculos da emigração, Europa e Fora da Europa, e atribuição dos respetivos quatro mandatos.
O mapa oficial com o resultado das eleições em todos os círculos eleitorais tem de ser depois publicado em Diário da República.
A Constituição estabelece que "a Assembleia da República reúne por direito próprio no terceiro dia posterior ao apuramento dos resultados gerais das eleições".
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt