Política

PSD perdeu o último deputado para a CDU por 8 votos. Mas ainda tem esperança de o conquistar...

Sociais-democratas e comunistas voltaram a disputar de forma renhida o último deputado a ser eleito para o parlamento regional. Mas Assembleia de Apuramento ainda vai reunir e PSD acredita que ainda pode conquistar mais um parlamentar

O PSD elegeu 21 deputados, mas esteve à beira de conquistar 22 - falhou esse deputado por apenas oito votos. O que seria o 22º eleito do PSD acabou por ser o primeiro (e único) deputado da CDU, Edgar Silva.

Facto curioso: há quatro anos, o último deputado eleito também foi disputado entre o PSD e o PCP. Dessa vez, ganhou o PSD - faltaram doze votos aos comunistas para conseguirem eleger o que seria o seu terceiro deputado. Em vez disso, essa cadeira ficou para os sociais-democratasPor oito votos o PSD perdeu o 22º deputado. Foi para a CDU que, graças a esse deputado, conseguiram maioria absoluta.

A Assembleia Geral de Apuramento das eleições regionais da Madeira reúne-se na terça-feira para tirar a limpo os resultados das mesas de votos que não estão oficialmente fechadas por haver discordância em relação a votos nulos.

Em causa está um conjunto de mesas onde os votos declarados nulos podem ainda ser reponderados. As assembleias de voto já oficialmente fechadas não estão em causa, mas apenas aquelas onde há discordância sobre votos considerados nulos.

Uma revisão que poderá ditar um desfecho diferente em relação aos deputados eleitos. O PSD, que falhou a eleição do seu 22º deputado por apenas oito votos, acredita que poderá ainda ganhar esse lugar.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate