Política

Eurodeputado do PS em estado de coma

André Bradford, eurodeputado do PS oriundo dos Açores, terá sofrido um AVC e está em coma induzido. Ainda neste domingo à noite esteve em direto na RTP-Açores para falar do mandato que arrancou na semana passada

Eurodeputado do PS em estado de coma

Filipe Santos Costa

Jornalista da secção Política

André Bradford, eurodeputado socialista indicado pelo PS-Açores, está internado no Hospital de Ponta Delgada em coma induzido, apurou o Expresso junto de fontes partidárias. Terá sido vítima de um acidente vascular-cerebral (AVC) na madrugada desta segunda-feira.

Ainda neste domingo à noite Bradford esteve em direto no Telejornal da RTP Açores, para fazer a antecipação dos cinco anos de mandato que o esperam. O socialista açoriano foi eleito para o Parlamento Europeu pela primeira vez no dia 26 de maio, tendo-se estreado em Bruxelas na semana passada. Na distribuição de pelouros feita no arranque do mandato, ficou integrado nas comissões de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e de Pescas.

Na entrevista à RTP, Bradfod reconheceu que "não é muito comum" um eurodeputado estar em duas comissões tão relevantes, mas, tendo em conta os interesses específicos dos Açores, considerou que esta seria a forma de ser "mais eficaz e mais relevante do ponto de vista político".

O representante regional do PS tem 48 anos e, antes de se dedicar à política, foi jornalista, sendo licenciado e mestre em Ciências da Comunicação. Foi secretário regional da presidência no Governo Regional dos Açores, no último executivo liderado por Carlos César, entre 2008 e 2012.

Foi o quinto candidato na lista do PS ao Parlamento Europeu, tendo para isso renunciado ao lugar de deputado na Assembleia Legislativa Regional, onde era o líder da bancada socialista.

Em comunicado divulgado depois do Expresso ter divulgado esta informação, a Delegação Socialista no Parlamento Europeu confirmou que "foi informada esta manhã que o deputado André Bradford foi internado no Hospital de Ponta Delgada na sequência de um episódio de saúde ocorrido durante a madrugada", e adiantou que está a acompanhar "de perto e com preocupação a situação clínica do seu deputado".

Notícia atualizada às 17h20, com o comunicado da Delegação Socialista no Parlamento Europeu

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: FSCosta@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate