Política

Avaria no avião de Marcelo foi detetada depois da aterragem

Avaria no avião de Marcelo foi detetada depois da aterragem
RODRIGO ANTUNES

Avião em que seguia Marcelo sofreu avaria. Presidente deslocou-se a São Tomé e Príncipe para participar no centenário da Teoria da Relatividade Geral

Avaria no avião de Marcelo foi detetada depois da aterragem

Vítor Matos

Jornalista

A avaria no Falcon que transportava o Presidente da República só foi detetada depois da aterragem na ilha do Príncipe, esta quarta-feira, explicou ao Expresso o tenente-coronel Manuel Costa, porta-voz da Força Aérea Portuguesa (FAP). Ou seja, Marcelo Rebelo de Sousa não aterrou de emergência por causa da falha técnica, mas o problema no trem de aterragem inviabilizou o regresso a Lisboa na mesma aeronave - e implicou que esta quinta-feira fossem enviados para São Tomé e Príncipe um C-130 com peças e mecânicos e um segundo Falcon para trazer de volta a Portugal o chefe de Estado.

A FAP dispõe de três Falcon para o transporte das altas entidades do Estado e esta avaria "inopinada" não terá que ver com a falta de manutenção - embora faça parte do protocolo uma avaliação sobre a sua origem. Segundo a mesma fonte da FAP, as manutenções destas aeronaves são realizadas conforme o planeamento do ramo, independentemente de haver ou não restrições financeiras: "Da manutenção não abdicamos, porque não abdicamos da segurança", diz ao Expresso o porta-voz do ramo. "Se não tivermos verbas para cumprir o ciclo de manutenção, as aeronaves não voam."

Marcelo Rebelo de Sousa deslocou-se à ilha do Príncipe para participar nas comemorações do centenário da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein, uma vez que foi ali que o britânico Arthur Eddington validou a teoria do austríaco sobre o encurvamento gravitacional da luz.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate