Política

Durão Barroso leva Fernando Medina a Bilderberg

Durão Barroso teve um curioso jantar no Restaurante Portucale que fez esgotar o champanhe
Durão Barroso teve um curioso jantar no Restaurante Portucale que fez esgotar o champanhe
d.r.

Fernando Medina e Estela Barbot são os influentes escolhidos por Durão Barroso para a conferência do Clube de Bilderberg de 2019

Durão Barroso leva Fernando Medina a Bilderberg

Ângela Silva

Jornalista

Fernando Medina e Estela Barbot são os convidados de Durão Barroso para a reunião anual do Clube Bilderberg, que decorre de 30 de maio a 2 de junho em Montreux, na Suíça. Barroso sucedeu há três anos a Francisco Pinto Balsemão na direção do Clube, cabendo-lhe a seleção dos participantes portugueses nos encontros anuais deste influente fórum internacional.

A presença do socialista, presidente da câmara de Lisboa e nome obrigatório na linha de prováveis sucessores de António Costa na liderança do PS, bem como o da administradora da REN que ocupou o lugar de conselheira do Fundo Monetário Internacional, foi anunciada pelo próprio Clube. Bilderberg foi fundado em 1954 para funcionar como fórum informal de discussão entre países da Europa e da América do Norte.

Durante os oito mandatos de quatro anos em que Balsemão escolheu os participantes portugueses foi dado especial relevo aos políticos, tendo passado por lá quase todos os candidatos a primeiro-ministros ou líderes da oposição.

Foi assim com António Guterres, Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, José Sócrates, Rui Rio e António Costa. Mas também por lá passaram outros influentes da cena política e económica, de Paulo Portas a Marcelo Rebelo de Sousa, passando por António José Seguro, Teixeira dos Santos, Maria Luís Albuquerque ou Ricardo Salgado.

Os temas em discussão este ano incluem as alterações climáticas, o futuro da Europa e do capitalismo, o Brexit, a Rússia, a inteligência artificial, a importância do espaço e os ciberataques.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: AVSilva@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate