
O ex-autarca minhoto José Manuel Fernandes é o eurodeputado português com mais influência em Bruxelas. Nuno Melo, do CDS, é o cabeça de lista mais mal posicionado
O ex-autarca minhoto José Manuel Fernandes é o eurodeputado português com mais influência em Bruxelas. Nuno Melo, do CDS, é o cabeça de lista mais mal posicionado
texto
Nenhum dos cabeças de lista às eleições para o Parlamento Europeu está nos três primeiros lugares dos eurodeputados portugueses mais influentes em Bruxelas. De acordo com um estudo da organização independente VoteWatch, o ranking é liderado pelo social-democrata José Manuel Fernandes (3º na lista do PSD), coordenador do Partido Popular Europeu (PPE) na Comissão dos Orçamentos: o ex-presidente da câmara de Vila Verde e líder da distrital de Braga é o único português nos 50 primeiros lugares no conjunto dos 751 parlamentares com assento em Estrasburgo. Seguem-se dois socialistas: Carlos Zorrinho (7º na lista do PS) e Ricardo Serrão Santos (que nem é candidato).
Cabeças de lista só fora do pódio: o quarto mais influente é o socialista Francisco Assis, que liderou os socialistas nas eleições de 2014 e foi afastado este ano. O quinto lugar pertence a Paulo Rangel, que encabeça pela terceira vez consecutiva as listas do PSD. Segue-se o colega de partido Carlos Coelho e a bloquista Marisa Matias. Muito perto, em termos de influência global, ficam Ana Gomes (PS) e João Ferreira (CDU). Entre os 10 primeiros dos 21 portugueses, quatro não são candidatos ou estão em lugares de difícil eleição. Nuno Melo é o cabeça de lista mais mal posicionado, na 17ª posição.
Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt