Deputado do PS Alberto Martins abandona o Parlamento
O deputado socialista e antigo ministro de Sócrates e Guterres confirmou ao Expresso que decidiu deixar o hemiciclo, aos 72 anos
O deputado socialista e antigo ministro de Sócrates e Guterres confirmou ao Expresso que decidiu deixar o hemiciclo, aos 72 anos
Jornalista
O deputado socialista Alberto Martins vai deixar as suas funções na Assembleia da República. A informação foi avançada ao Expresso por fonte da bancada socialista, onde se entende que a decisão terá a ver com a vontade de Alberto Martins de fechar um ciclo, e confirmada pelo próprio.
A primeira escolha para substituir o deputado seria o socialista José Magalhães. No entanto, o Expresso sabe que o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, da Administração Interna e da Justiça e da Modernização Judiciária se escusou por questões de saúde, e que o lugar será afinal ocupado por Hugo Carvalho, secretário-geral adjunto da Juventude Socialista.
Alberto Martins é uma cara bem conhecida do Parlamento português, para onde entrou como deputado em 1987 e só falhou até hoje uma legislatura, de 1999 a 2002, quando foi ministro de António Guterres. Entre 2005 e 2009, e de novo entre 2013 e 2014, foi presidente da bancada parlamentar do Partido Socialista.
O deputado, de 72 anos, também fez parte de vários elencos governativos do PS: foi ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública, no Governo liderado por Guterres, e ministro da Justiça entre 2009 e 2011, durante o segundo mandato de José Sócrates, em substituição de Alberto Costa.
Atualmente, Alberto Martins, licenciado em Direito, desempenha funções como membro da Comissão de Assuntos Jurídicos e dos Direitos do Homem na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e membro do Conselho Superior de Segurança Interna. Foi quase sempre eleito pelo círculo do Porto, exceto em 1991, quando se apresentou por Braga.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt