Anabela: “A minha mãe, a minha tia e a minha prima passaram por isto e estão cá. Porque é que não havia de ultrapassar o cancro da mama?”
Viveu de perto com o cancro da mama na família: primeiro a mãe, depois uma tia e a seguir uma prima direita. A cantora e atriz Anabela estava bem consciente dos riscos pelo seu histórico familiar, e todos os anos fazia exames. Em março de 2023, descobriu um cancro da mama. No podcast 'Tenho Cancro. E Depois?', recorda o processo de tratamento, ao lado da cirurgiã Cristina Sousa Costa
Já sabia o que significava a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia. Conhecida pelos portugueses pela sua voz doce, Anabela diz que no meio do susto, saiu-lhe a sorte grande, porque não teve de fazer quimioterapia, nem radioterapia. Depois do cancro, tornou-se menos perfeccionista, mais prática e aprendeu a ouvir os sinais do corpo. Considera-se leve e positiva, mas diz que vive com medo de que o cancro possa voltar.
Anabela e Cristina Sousa Costa no podcast 'Tenho Cancro. E Depois?'
'Tenho Cancro. E Depois?' tem sonoplastia de Gustavo Carvalho e Hugo Oliveira, capa de Tiago Pereira Santos e apoio à produção de Joana Henriques e João Filipe Lopes.
A música deste podcast foi cedida pelos Dead Combo em memória de Pedro Gonçalves.
Sara Tainha, Anabela e Cristina Sousa Costa no podcast 'Tenho Cancro. E Depois?'
TOMAS ALMEIDA
'Tenho Cancro. E Depois?' é um projeto editorial da SIC Notícias e do Expresso, com o apoio da Novartis, criado com o objetivo de alertar e esclarecer, mas também reforçar a esperança e a confiança de todos os que vivem com a doença.