Expresso lança novo podcast de História escrito e narrado por Rui Tavares. Oiça aqui o trailer de 'Tempo ao Tempo'
Todas as semanas, o historiador e político Rui Tavares vai percorrer a micro-história e a História global, a História europeia e a História nacional, sempre com o objetivo de atualizar os dilemas das pessoas do passado e colocar em perspetiva histórica os nossos dilemas do presente. Oiça aqui o episódio de apresentação de ‘Tempo ao Tempo’, o novo podcast do Expresso
Depois de uma primeira experiência nos podcasts em 2020 (‘Agora, agora e mais agora’ publicado pelo jornal Público), o historiador e político Rui Tavares assina ‘Tempo ao Tempo’, um podcast de histórias da História, de passado, presente e futuro, e da mudança da memória no tempo.
Neste novo podcast semanal, a voz do autor vai guiar-nos pela micro-história e a História global, a História europeia e a História nacional, sempre com o objetivo de atualizar os dilemas das pessoas do passado e colocar em perspetiva histórica os nossos dilemas do presente.
Com o tempo, vão aparecer texturas e um padrão narrativo, que ajudará a fazer sentido do todo. Mas o todo será sempre multímodo, polifónico e eclético. De muitos caminhos.
Fotografia de Tiago Miranda, trabalho gráfico de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos
Oiça ‘Tempo ao Tempo’ aqui no Expresso, SIC e SIC Notícias, ou subscreva o podcast em qualquer plataforma de podcast. Todas as quintas-feiras um novo episódio escrito e narrado por Rui Tavares. E ao sábado, um episódio extra emitido na SIC Notícias e em podcast.
A sonoplastia de Tempo ao Tempo é de João Luís Amorim e a capa é de Vera Tavares e Tiago Pereira Santos. ‘Tempo ao Tempo’ tem ainda o apoio à produção de Leonor Losa.
Os podcasts de História têm registado um aumento notável de popularidade no panorama internacional dos podcasts. Programas como “The Rest Is History”, apresentado por Tom Holland e Dominic Sandbrook, não só atraem milhares de ouvintes, como enchem grandes salas como o Royal Albert Hall e o Barbican.
Este sucesso justifica-se com um interesse crescente em narrativas históricas que preenchem lacunas deixadas pelo ensino tradicional e oferecem uma experiência de aprendizagem imersiva.
O aumento destes podcasts reflete uma tendência mais ampla de aumento do consumo de podcasts a nível mundial, com países como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Itália e França a registarem um crescimento substancial no número de downloads de podcasts de nicho nos últimos anos.