Ricardo Araújo Pereira: “Prefiro ver o Benfica ganhar o Torneio do Guadiana do que Portugal ser campeão do mundo”
Ricardo Araújo Pereira é o sócio número 12.049 do Benfica — um título que ostenta com orgulho, embora a ligação pudesse ter começado mais cedo. “Fizeram-me sócio aos 10 anos. As minhas filhas são sócias desde que nasceram”, afirma. Aos 51 anos, conta já com mais de quatro décadas como associado do clube do coração. Ouça o humorista sobre a paixão pelo clube no mais recente episódio d'Ontem Já Era Tarde
Ricardo Araújo Pereira tem lugar cativo no Estádio da Luz, acompanhou o Benfica em várias deslocações ao estrangeiro e admite que os resultados da equipa interferem diretamente com o seu estado de espírito: “Neste momento, o Benfica não é campeão nacional e sinto que falta qualquer coisa. Parece que tenho uma daquelas pedras pequeninas no sapato”, confessa.
José Fonseca Fernandes
Quando o tema é a Seleção Nacional, embora aprecie as vitórias de Portugal, o humorista reconhece que o envolvimento emocional é diferente. “Se preferia ver o Benfica ganhar uma Champions do que Portugal ser campeão do mundo? Os meus compatriotas não vão gostar da minha resposta — e ela vai ser pior do que estão à espera”, avisa, preparando o terreno para a confissão seguinte.
“Se me disseres Torneio do Guadiana ou Mundial, eu prefiro o Torneio do Guadiana. Porque o Benfica vencer essa competição [de pré-época] não é uma coisa despicienda. Uma vitória no Torneio do Guadiana pode gerar uma moral que faz com que o Benfica entre bem na primeira jornada e assim sucessivamente.”
O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.